1 – Um Senhor Delegado – João Ranali

A biografia do delegado e historiador João Ranali escrita por Lineu Roque Aceiro, imortaliza para o público a personalidade desse cidadão que não nasceu em Guarulhos. Mas, foi figura importante em algumas conquistas como a Santa Casa de Misericórdia e a primeira biblioteca pública da cidade. Foi delegado do Deops, secretário de governo em Guarulhos, entre outras ocupações.

Lineu tem uma maneira de florear a escrita, muitas vezes não é direto para contar a história. A pesquisa foi feita no arquivo pessoal do biografado, que guardava editoriais de jornais, documentos e escritos pessoais. Devido ao material guardado por Ranali, o livro ficou bem positivista, até porque é normal a gente guardar o que falam de bom.

Outro fator é importante, a proximidade afetiva do autor com o delegado, tornou o relato histórico cheio de elogios às atitudes tomadas nos fatos descritos. Geralmente em uma biografia cria-se um herói, nessa há uma diferença, a figura é um amigo. Os fatos negativos foram interpretados como injustiças.

Vale pena ler porque é uma parte história da nossa cidade, além de ser escrita de forma quase que poética. Lineu tem uma maneira clássica de escrever. O Livro pode ser adquirido em: www.leguarulhos.com.br.

Informações sobre o livro:

 

Título: Um Senhor Delegado – João Ranali

Autor: Lineu Roque Aceiro

Editora: Navegar

Assunto: História de Guarulhos, biografia

Número de Páginas: 161

Ano de edição: 2010

Uma resposta »

  1. […] Um Senhor Delegado – João Ranali […]

Deixe um comentário