16 – Huacho

País de origem: Chile, França, Alemanha

Ano de lançamento: 2009

Nota: 3

@brunosdr3

“Huacho” é tipo de filme que documenta costumes de vida e algumas tradições locais, mas é ausente de acontecimentos de forte impressão. São cenas cotidianas da vida na zona rural.

O filme é dividido em partes representadas pelos personagens – Cornelio e sua esposa Clemira, sua filha Alejandra e seu neto Manuel – e suas rotinas. Por exemplo, a especulação econômica com o aumento do valor do preço do leite, o que gera a alta do valor do queijo.

Seja o trabalho braçal na roça, seja o alto preço do valor de um vestido ou a tecnologia que dita a consumo das crianças. “Huacho” traz a reflexão sobre o trabalho, o capital e seus fetiches. Mesmo as pessoas moradoras de locais afastados dos grandes centros não estão imunes das apelações financeiras surgidas com a globalização.

A vida gira em torno do dinheiro, as pessoas se tornaram máquinas para conseguir dinheiro, seja da forma mais sofrida ou mais desleal. Essa mesma máquina trabalhadora, consome grandes quantidades de comidas, e também, é refém da tecnologia. Mesmo os habitantes da zona rural estão dentro desse contexto de manipulação tecnológica e financeira.

“Huacho” não expõe explicitamente o tema, mas traz alguns acontecimentos comuns para a maioria das pessoas, onde o sistema capitalista influi de maneira enérgica. Fica a impressão que a cada dia, fica mais difícil escapar desse sistema manipulador e ceifador da liberdade humana.

Uma resposta »

Deixe um comentário