Milton Santos analisa a urbanização no Brasil

21 – A Urbanização Brasileira
Autor: Milton Santos
Editora: EDUSP
Assunto: geográfica, urbanização
Páginas: 147
Ano de edição: 2005

@brunosdr3

O estudioso Milton Santos analisa as questões da urbanização no Brasil, a mudança de país rural para urbano e agrícola. A modernização do modo de produção tanto nas urbes como no campo induziram a mão de obra trabalhadora a fazer o êxodo rural.

As zonas rurais sofreram mudanças significativas com a modernização dos produtos agrícolas, como os equipamentos para cultivo da terra, novas profissões e novos agrotóxicos foram criados para suprir as demandas de modernidades no campo.

A urbanização no território brasileiro teve alto crescimento a partir da década de 1930, devido à tardia revolução industrial, promessas de melhores salários nas indústrias, as leis trabalhistas que mudaram a relação entre os trabalhadores rurais e os seus patrões; o investimento governamental nas capitais e suas regiões.

Uma Cidade sem Passado

Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – De casa Grande a Centro de História das Culturas Negras

Atrás da Porta

Trabalho Interno

O resultado dessa retirada do campo aconteceu com mais força até a década de 1980 quando as metrópoles já estavam lotadas de pessoas com falta de moradia, desemprego e de insuficiente infraestrutura básica. Os investimentos no campo acontecidos nos anos de 1970 teve maior impacto para as empresas de tecnologia do que para os agricultores e trabalhadores.

Milton Santos observa um processo inverso já nos anos de 1990 quando começa as desmetropolização. As cidades grandes começam a parar de querer, enquanto as cidades médias continuam a aumentar a sua população. A questão da especulação imobiliária é um dos fatores que explicam esse processo.

O momento atual conta com a forte especulação imobiliária ajudada com os incentivos governamentais para a redução do déficit moradias, mas na verdade está expandindo o poder aquisitivo em muitas regiões, porém, a baixa quase média continua com dificuldade de conseguir adquirir o seu imóvel. Na região metropolitana, o fenômeno é verificado em cidades como Osasco e Guarulhos, por exemplo. Municípios já urbanizados, que não suportarão essa nova urbanização sem projetos estruturais de infraestrutura.

Uma resposta »

  1. […] Milton Santos analisa a urbanização no Brasil […]

  2. […] Milton Santos analisa a urbanização no Brasil […]

Deixe um comentário