Viagem transforma a vida de uma adolescente

7 – Depois Daquela Viagem
Texto: Dib Carneiro (baseado no livro de Valéria Piassa Polizzi)
Direção: Abigail Wimer
Grupo:
Teatro: Sesc Bom Retiro
Nota: 5

@brunosdr3

Valéria descobre que foi infectada com o vírus HIV, a transmissão ocorreu na sua primeira relação sexual com seu primeiro namorado. A jovem de classe média, só descobriu a doença após sofrer com dores no esôfago. Os médicos demoraram em descobrir o diagnóstico, pois, a paciente não fazia parte dos grupos de riscos.

A doença mexeu psicologicamente com a jovem, que começou a questionar o motivo da existência humana e se revoltava porque justamente ela foi infectada. Ela que sempre foi regrada, nunca usou droga e transou por amor com seu primeiro namorado.

Os problemas trazidos pelo HIV vão além dos fatores de saúde, o preconceito é tão destruidor quanto a doença, a pessoa perde a sua vida social. Valéria decide estudar inglês fora do Brasil, assim, ficaria longe dos seus amigos, que não sabiam do problema.

Yesterday

Três Irmãos de Sangue

Attenberg

Sebbe

A peça é baseada em “Depois Daquela Viagem”, escrito por Valéria Piassa Polizzi, a ideia do livro surgiu de uma amiga. Sucessos de vendas em vários países já foram impressas várias edições em muitos idiomas.

A montagem da peça coloca a personagem principal em três versões que contracenam entre si. Uma versão é mais meiga retrata traços mais infantis. A segunda é a adolescente contestadora e revoltada. A terceira é a jovem entrando para a fase adulta, amadurecendo, mas ainda com gás revolucionário da juventude.

As três versões têm características comuns, não são pessoas diferentes, são fases diferentes da vida. A personalidade acumula traços comuns desde a infância, como o temperamento. Tanto a direção, quanto as atrizes souberam colocar em prática essas maneiras de se portar, falar e de ser.

Algumas cenas da peça trazem informações relevantes sobre o uso de preservativos, sobre a transmissão do HIV, sobre o agravamento da doença e seu tratamento. Esses dados foram colocados em cenas de humor ou naturalmente sem parecer uma aula de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A montagem do espetáculo é feita com a utilização do corpo como cenário em várias cenas. Uma pessoa se torna uma cama, outras a cabeceira, várias pessoas juntas vira um banco de balanço. Essa iniciativa deixa a peça mais imaginativa, um ponto importante para uma peça de teatral.

O elenco mistura atores experientes com jovens aprendizes, isso fica claro nas interpretações, mas não chega a atrapalhar o andamento da história. As escolhas de muitos artistas no palco dão resultados fascinantes em algumas cenas, por exemplo, na parte que Valéria está sentindo suja por causa do vírus. As sombras demonstram a grandiosidade do problema psicológico causado pela descoberta do HIV.

“Depois Daquela Viagem” aborda de forma interessante e simples, a vida de Valéria. A peça consegue esclarecer várias etapas da doença, sem perder o ritmo teatral e sem cair no sensacionalismo. O espetáculo traz informações relevantes, tem momentos de humor, cenas coreografadas e interpretação musical. A montagem consegue atingir desde o público adolescente até a terceira idade.

Deixe um comentário